Colheita recorde

Safra gaúcha de trigo deve encerrar esta semana

Leandro Belles

Deve terminar nesta semana uma das maiores safras de trigo da história do Rio Grande do Sul. A estimativa da Farsul é de que sejam colhidos até 2,9 milhões de toneladas em uma área plantada de 1.030 milhão de hectares, uma produção 56% superior à de 2012. Se usarmos como referência o preço médio pago atualmente pela tonelada do cereal, estimado em R$ 650, a colheita deve injetar cerca de R$ 1,8 bilhão na economia gaúcha.

A produtividade também deve ser 65% maior do que a média colhida em 2012, de 30 sacas por hectare, e chegar a 50 sacas por hectare. Na região de Cruz Alta, que é a maior produtora do cereal no Estado, com cerca de 450 mil hectares plantados, 95% das lavouras já foram colhidas.

Além da produtividade, a safra atual é de boa qualidade. Conforme o agrônomo Luis Antonio Moresco, da Emater de Cruz Alta, o trigo colhido chega a possuir o Peso Específico (PH) de 78,0, sendo que alguns podem passar de 80,0. Esse número indica a qualidade do grão, que se for boa pode ser usado pelas indústrias para a produção de farinha.

Mais detalhes na edição impressa do Diário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

KMW do Brasil, Tecnopampa e outras nove empresas estarão no Santa Maria Tecnoparque

Próximo

Produtores deverão informar o Ministério da Agricultura sobre produção de semente para uso próprio

Economia